Caso de Coronavírus no condomínio? O que fazer?
Síndicos e administradores devem estar atentos e preparados para quando houver casos de Covid-19 no seu condomínio.
Lidar com esta situação exigirá muita serenidade por parte do síndico, pois surgirão muitas dúvidas e angústias por parte dos moradores.
Primeiramente é fundamental que o morador diagnosticado com Covid-19 comunique imediatamente o síndico, que por sua vez tem o dever de comunicar aos demais moradores sobre a circulação do vírus no condomínio.
Esta comunicação deve ter o foco no reforço dos cuidados que os demais devem tomar (vide post Covid 19 - Cuidados básicos em condomínios).
O síndico e/ou administradora só podem divulgar o nome do morador infectado com sua concordância, pois ele deve ter o direito de sigilo resguardado.
Mas caso permita a divulgação do seu nome, poderá despertar neste momento o espírito de comunidade dentro do condomínio.
Vizinhos poderão se dispor a ir ao mercado, na farmácia, levar encomendas até sua porta, retirar o lixo da sua unidade ou até mesmo levar o seu pet para passear.
Isto é muito bacana e poderá ser uma bela oportunidade para estreitar o relacionamento entre moradores.
Após ocorrer a comunicação, é fundamental que o síndico continue acompanhando a evolução dos casos para manter todos moradores atualizados, além de continuar buscando orientações dos profissionais da saúde para assim continuar realizando todas as ações necessárias!